"A vida não pode existir em sociedade senão através de concessões recíprocas."

Johnson, Samuel


Uma afirmação que apesar de parecer trivial, do senso comum, carrega em si um significado muito importante. Apercebi-me que é facil aplicar esta realidade num contexto massivo, como as sociedades civis em que vivemos; mas torna-se bem mais complexo aplicá-la num contexto bem mais pequeno, como as famílias. Não por falta de requisitos ou aplicabilidade mas porque num contexto mais pequeno temos a tendência natural e involuntária de nos tornar-mos cegos; não ás concessões que nos são dadas mas á reciprocidade daquelas com que retribuímos. E este, meus caríssimos, é um comportamento que eu considero perigosamente próximo da ganância que eu tanto abomino.
Espero eu reconquistar a lucidez que me permita distanciar-me de voltar a ajuízar em prejuízo de alguém, quanto mais para meu beneficío próprio.
Nego-me, porque acredito neste princípio, a liberdade de contribuir para a desedificação dos valores e das mentalidades altruístas que povoam a história da humanidade


Sem comentários: