GRATUS ESSE

"A gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra entre gente vulgar. "

Johnson, Samuel.

Gratidão, s. f. Reconhecimento por um benefício que se recebeu; agradecimento; qualidade de quem é grato.

in, Diccionário.

A quem cabe usufruir este sentimento?

A mim e a ti; a nós e a vós; a eles.

Porquê?

Simples... A minha sobrinha tem um ano e meio e já lhe começaram a ensinar que quando alguém lhe dá algo:

-"O que é que se diz, Diana?", ao que a menina responde num dialecto que ainda agora principiei a compreender:

-"bigado".

É este um sentimento que se perde com a idade e o crescimento fisíco e intelectual? Ou é ele uma forma de expressão que empregamos porque caso contrário seríamos apelidados de mal-educados ou indelicados: quem sabe mesmo ingratos?!

E deve esta demonstração de gratidão ser uma mera formalidade de expressão oral cumprida por puro exercício do protocolo social, ou será que é um sentimento que deveríamos cultivar no quotidiano, de dentro para fora?

Afinal, gostamos de estar gratos?

Quando alguém nos dá a mão e nos ajuda a erguer de novo, sentimo-nos pessoas melhores porque percebemos que alguém gosta nós? Ou será que nos ficamos a sentir em dívida, quase como que: -"Tenho que saldar esta dívida porque não quero dever nada a niguém. O mais depressa possível!"

Será que é quando o Sr. Agente nos diz: -"Então vá siga lá mas não se esqueça de por o cinto!". É aqui que nos sentimos realmente gratos; afinal ele poupo-nos de perder 120€ e assim já podemos fazer uma extravagânciazinha...

Eu, por mim, estou grato: ao Sr. Policía, á Sra da bomba de combustível que me avisa que a bomba está em pré-pagamento num tom de alerta porque já estou há uns largos dois minutos a olhar para o contador e para ela á espera que ela autorize o reabastecimento, ao Sr. Barata do Pavilhão da Secil porque nos perdoa todos os meses não termos o pagamento em ordem, aos meus amigos pelos bons e pelos maus momentos que passei com eles, aos caríssimos, excelentíssimos, magníficos, elevadíssimos, suas eminências - os meus pais - por tudo o que fizeram e por aquilo que ainda irão fazer por mim - "É assim que eu aprendo, desculpem!" - ás minhas manas que maravilhosas são e sempre prontas para me ouvir e aturar as minhas más disposições e maus humores, aos meus cunhados pelo amor que nutrem e vão continuar a nutrir pelas minhas manas e por mim, aos meus colegas de trabalho pelos ensinamentos que me tentam fazer chegar, ás minhas ex-namoradas por tudo o que me ensinaram e por tudo o que vivemos juntos, fossem eles bons ou maus momentos foi bom passá-los convosco, aos meus avós os que ainda cá estão como o meu querido avô que já partiu - ESTARÁS SEMPRE COMIGO - por tudo o que me ensinaram, em suma, agradeço a todos, simplesmente, por fazerem parte da minha vida.

A gratidão cultiva-se, fazendo significar cada momento que nos proporcionam e retribuindo, da melhor forma possível, esse sentimento aos outros.

É assim que quero Gratus Esse.

Sem comentários: